quarta-feira, 20 de abril de 2011

Bolsa de menina



Minha netinha Giúlia me surpreende a cada dia que passa. Me fez lembrar de um episódio. Estava numa clínica de odontologia folheando uma revista. De repente, chegaram uma mulher e uma criança. A menina tinha uns 7 anos , mas estava aparentando uns dez anos. Havia algo estranho. E aí descobri. Ela se vestia como uma mocinha. Nada exagerado, mas a roupa lhe deixava mais velha. As unhinhas pintadas de vermelho. O cabelo cuidadosamente penteado. E segurava com elegância uma bolsa.
Ah, as mulheres adoram bolsas. Eu amo! Mas, quando criança, nunca tive uma bolsa feminina. Tinha uma pasta preta que eu levava para escola no primário. Jamais no meu período infantil tive bolsas.
Essa criança sentou-se no sofá junto com a mãe. De repente, um celular tocou. Não era o da mãe, mas o da filhinha. Seu rostinho infantil estava um pouco pesado por conta de uma maquiagem nos olhos e batom.

Mas minha netinha tem 4 anos e já tem celular também. Sou psicóloga e já fiz ludoterapia em muitas crianças, em grupo de crianças. As crianças estão mais ágeis, mais inteligentes. Isso é bom. Só que não devemos favorecer a erotização precoce das crianças. Vocês se lembram da dança da garrafa? Quantas crianças não gostavam de dançar? E o funk?

Um dia, a Giúlia chegou da escola com o pai. Ela mora com o pai. Agora, com os feriados da Páscoa está com a mãe. Ela chegou da escola com uma bolsinha vermelha. Acho que eu até fotografei o que tinha dentro. Me deu vontade de rir. Achei deveras interessante e diferente.
A bolsa da Giúlia tinha:
  • uma gaita- sim, uma gaita de verdade.
  • batom - de criança naturalmente.
  • duas escovas de cabelo- infantis.
  • papéis( ela puxou minha mania quando criança, adorava dobrar e guardar papéizinhos)
Normalmente, a Giúlia também leva o celular na bolsa também. Mas isso foi um mimo da mãe porque a mãe mora em outra cidade. A Giúlia sabe quando está baixando um vídeo infantil no youtube, sabe quando está carregando. Sabe manusear o mouse.
E você, vovó? Vovô? Papai? Mamãe? De outras gerações? Tinham bolsa com batom? Bolsa com celular?Naquela época, nem celular a gente tinha.
Isso é bom ou ruim?
Minha netinha agora tem a Barbie. E a Barbie tem o namorado Ken.
Na minha época, eu tinha uma linda boneca,mas com cara de boneca. E , não tinha namorado.
O que temos de fazer é trilhar o caminho do meio.
Mas hoje minha ex-nora me contou que minha netinha está querendo ganhar um sutiã.Bem, isso já é demais, não?
Mas apesar de todos esses avanços o que me tranquiliza é que ela adora brincar de bolhinhas de sabão, ainda brinca de comidinha e adora histórias.
A gente não pode comparar as épocas, porque muita coisa mudou, mas também temos que observar como está sendo a infância dessa menina ou menino. Pular etapas não é bom. A natureza é sábia demais e certas coisas tem seu ritmo próprio.
Giúlia é vaidosa como uma mocinha , mas se veste como uma criança da faixa etária dela. Brinca com meninas da sua idade. É vaidosa como uma mocinha, mas corre, pula, brinca de roda e canta músicas infantis. A gente percebe que o ritmo dela está de acordo.
Agora, ganhar um sutiã????????? E você sabiam que já tem de tamanho bem pequeno? Pois é........


Nenhum comentário:

Postar um comentário