quarta-feira, 6 de abril de 2011

Fobia escolar



A fobia escolar atrapalha o desenvolvimento da criança. Fobia escolar - medo exarcebado de ir à escola. Como devem agir os pais quando a criança quer faltar às aulas? É quando a criança falta à escola com queixas e sintomas vagos.

Pode se manifestar também como medo de sair de casa e , não só de ir à escola. Pode se manifestar também em crianças que tem bom comportamento na escola, boas notas.

As crianças estão indo cada vez mais cedo à escola ou à creche. Eu fui para à escola com seis anos de idade: jardim I - naquela época. Lembro-me do medo que eu senti um dia antes. Direitinho como se fosse hoje. Medo de mudanças, de ficar sem minha mãe.

Meu sobrinho foi para a escolinha aos seis meses de idade, porque minha irmã trabalhava em tempo integral.

E, assim, as crianças passam mais tempo na escola e, com isso, os pais tem pouco tempo para curtir a criança. Também por conta do estress, da vida corrida. A mulher chega em casa e não tem tempo de brincar com seu filhinho ou filhinha. As avós entram em cena.

Quando eu fui para à faculdade de Psicologia, meu filho mais velho ficou com a minha sogra. Ele tinha apenas 7 anos , era filho único. A culpa veio forte quando o deixei na casa da minha sogra e ele se despediu de mim com ar triste.

Depois, vieram dois meninos com diferença de 11 meses cada um. Foi uma loucura! Entraram em cena: minha mãe, minha sogra, o pai dos meninos. Todos me ajudaram um pouco a me formar ajudando a cuidar das crianças. Eu só tinha tempo de estudar dentro do ônibus ou quando meus bebês dormiam.

Meus filhos nunca tiveram problemas de fobia escolar, mas já fiz ludoterapia em muitas crianças que tiveram esse problema.

Não é quando a criança fica doente e não vai para à escola. É medinho mesmo - medo exagerado. Geralmente, no início. A mãe tem que ir junto e ficar lá. Se vai embora, ligam da escola contando que a criança teve dor de barriga, chorou, ficou isolada num canto. Aí, no dia seguinte, sempre na mesma hora de se arrumar, a criança sente alguma coisa. Ou faz birra.

O que fazer? Estimulá-la a ir. Quando mais tempo ela faltar, mais o problema vai se agravar. Conversar com a psicóloga escolar sobre o problema. Observar sintomas , conversar com a criança.

Na faixa etária de 3 a 4 anos é muito comum a criança resistir aos limites, idade das birras frequentes. Ela adora dizer não. Idade em que não gosta muito de banho ou então não quer sair do banho. Utilizar firmeza mas com carinho.
Fatores que podem causar a fobia escolar:
  • um irmão que chegou. A criança tem medo de ir à escola. Sabe que o irmãozinho terá todo o carinho da mamãe e sente ciúmes. Quer ficar perto também.
  • medo de perdas- medo de ficar sozinha. E medo de que os pais não voltem para buscá-la. Casos de separação, dificuldade de diálogo no lar, ambiente tumultuado no lar, pais repressores.
  • luto na família- a criança fica órfã de pai ou mãe. Ela pode desenvolver essa fobia também por conta desse luto. Se for para à escola tem receio da perda.
  • insegurança, traumas.
  • pais muito protetores- a criança fica com a ansiedade de separação. É muito difícil para ela se separar deles.
A criança quando está com problemas na escola tende a levar esses problemas para a casa. E, quando está com problema no lar tende a levá-los para à escola. Aí, podem ocorrer dificuldade de socialização com outras crianças, de aprendizagem, coordenação motora.

Ouvir a queixa da criança se ela reclamar de algum sintoma importante antes de ir para à escola:

dores fortes, vômitos, febre alta. No caso de sintomas importantes, a criança deve permanecer em casa.

Mas ela pode somatizar isto é, a fobia escolar, o medo de ir para à escola pode estimular problemas físicos que vem das dificuldades emocionais. Dores de barriga que aparecem de repente na hora de ir para à escola, tristeza, birra... Quanto mais ela ficar em casa, mais o problema vai se agravar. Se houver firmeza dos pais o problema poderá desaparecer em uma a duas semanas.

Avisar à escola sobre o problema, participar das reuniões escolares e comunicar à direção. Quando é a fase de adaptação escolar , a mãe pode ficar com a criança na sala até que , a criança comece a se acostumar com o novo ritmo da sua vida.

A fobia escolar só é caracterizada quando a criança começa a desenvolver medo e aversão a ir para à escola, se queixando sempre de alguma coisa.

Procurar orientação médica se o problema não se resolver em uma a duas semanas. Se houverem mais sintomas e você desconfiar que a causa pode ser ligada também a problemas físicos de saúde. Seu filho estiver tendo sintomas depressivos também: tristeza, isolamento, entre outros.

Já tratei alguns casos( crianças maiores) cuja causa era espiritual, isto é, energias intrusas, espíritos obsessores. Nesse caso aliar ajuda médica ou psicológica com tratamento espiritual numa casa espírita. As crianças também se queixavam de terror noturno, pesadelos, visões e mal estar.

"A fobia escolar é muito comum e afeta pelo menos 5% das crianças da escola primária e 2% das crianças do ginásio. "(consulta internet)

Boa semana a todas as mamães, vovós, vovôs, titios e titias corujas........

Nenhum comentário:

Postar um comentário