sexta-feira, 1 de abril de 2011

As crianças e os animais de estimação






Sofro de corujice aguda. Você também , vovó ou vovô? Minha avó materna me adorava e eu era a predileta. Ela nunca me falou que eu era, mas eu sentia. Ela morreu há muitos anos e desconfio que já reencarnou. Ela era uma senhora linda e alegre. Meu avô era apaixonado por ela. Os dois vinham de quinze e quinze dias visitar meus pais.
Minha infância foi passada num apartamento. Um quintal com animais e plantas só foi possível algum tempo depois. Meus avós chegavam e era aquela festa. Meu avô ficava desenhando animais e contando histórias para mim e minha irmã Sirleny. Ele tinha um humor que eu adorava. Ficava provocando a minha avó e depois ela vinha e cortava as unhas dos pés dele. Os dois eram apaixonados um pelo outro.
Minha avó tinha lindos olhos azuis iguais os da minha mãe. Inteligente, farmacêutica. Meu avô tinha jeito de conde mas era da classe média mesmo. Um exímio mágico. Eu fiquei um tempo da minha infância louca por mágica. Até ganhei um kit dos meus avós. Minha avó Cecília me presenteava com livros e coleções de animais, atlas. Um dia, ela me ligou de SP me convidando para participar de um concurso de contos e histórias. Ela era uma grande incentivadora. O amor dos meus avós jamais esquecerei e contribuiu muito para minha infancia.
Agora, eu sou avó. E tenho vivido essa experiência com muito amor.
Giulia , minha netinha de 4 anos, resistia em dormir no quarto dela. Ou dormia comigo . Ou tinha que ficar com o pai. Mas aí comecei a conversar. E usei um pouco da minha psicologia prometendo uma surpresa.
Só não falei o que era. Faz dois dias que ela dorme em seu próprio quarto.
E aí me veio uma intuição para uma surpresa que reforçasse o sono no seu quartinho:
Maria Clara.

Encontrei Maria Clara num viveiro numa casa de ração. Eram tres irmãzinhas da raça siames. Gatinhas. Giulia sentiu muito o desaparecimento da gatinha angorá. Começou a levar para a cama uma gata de chaveiro o qual ela nomeou de : Maria Clara.

Trouxe a linda gatinha dentro de uma caixa e a pé. ( olhe o que uma avó coruja não faz por sua netinha)
Giúlia dormia em seu quarto .Cheguei com a caixa e a bichana pos a cabeça pra fora e deu um miado.
Minha netinha acordou e exclamou:
- Vó , é a Maria Clara?

Bem, a gatinha virou um xodó. Mas agora começam os cuidados. Como pegar a gatinha sem machucar o bichano. Os gatos são dóceis, mas irritáveis. Se a gente pega sem muito jeito podem arranhar e ter reações inesperadas.

Hoje, saí à noite e quando voltei meu filho contou que Maria Clara sumiu dentro de casa.E minha netinha começou a chorar com receio de que essa gatinha também sumisse. Foi encontrada embaixo do sofá.

Conversei com ela sobre o manuseio do bichano. E expliquei que teria que lavar as mãos .
As crianças ouvem e compreendem se a gente falar na linguagem delas.
Acho importante que a criança comece a conviver com animais de estimação. Aprenda a amá-los e respeitá-los mas temos que ter cuidado, porque os bichinhos podem trazer doenças.
Se o seu netinho perdeu algum bichinho converse com ele. Se ele morreu explique. Não devemos mentir.
Assim, a criança vai elaborando que os bichinhos podem adoecer, morrer.
Tudo de acordo com o nível de compreensão da criança.


Nenhum comentário:

Postar um comentário