domingo, 20 de março de 2011

Birra infantil



A birra infantil é muito comum nas crianças e são os próprios pais, avós, família, que acabam reforçando esse comportamento. A criança costuma testar os pais através da briga. Quando não consegue o que quer esperneia, chora ou grita. E,geralmente, em lugares públicos como shoppings, lojas, etc.

O ideal é não reforçar esse comportamento. Saí com minha netinha para ir ao shopping. E ela cismou com um modelo de sapatinho. Só que não havia o número dela. E criança não quer saber. Quer, porque quer e pronto. Ah, você, vovó ou vovô de primeira viagem se cair nessa de birra. Tá frita.

Giúlia começou o seu teatro particular de choro alto, deitar no chão e rolar. Ela estava com três anos de idade. E você paga mico mesmo, porque todo mundo fica olhando para você. Parece que está maltratando seu netinho. Bem, Giúlia, tirou e jogou seu tenis longe no meio da loja. O ideal é manter a calma e não ficar nervosa e , nem ao menos, com raiva. Não peguei o tenis e, simplesmente, a deixei chorar. Pedi com firmeza para que ela pegasse o par de tenis porque eu não ia pegar. Ela pegou e tornou a pedir o sapato preferido( cismou com um modelo e pronto!).E aí tornou a pegar o par de tenis e jogar longe novamente. Aí, um rapaz, muito educado, o pegou e devolveu à Giúlia. Passando por uma loja de confeitos preferidos por Giúlia ela parou de chorar. E, resmungando , pediu os doces. Mas eu neguei e expliquei porquê. Expliquei que ela não ganharia doces por conta da birra. Nunca mais , minha netinha teve esse comportamento num lugar público. Ela faz birras, mas, com o tempo, esse comportamento vai se extinguir.

Procure conversar com calma com a criança e saber o verdadeiro motivo da birra. Alguns comportamentos podem sinalizar o seguinte:


  • sono

  • cansaço

  • quer atenção. Dê atenção à criança, mas só depois que ela parar de chorar.

  • fome

  • tristeza

A raiva e o descontrole emocional dos pais ou dos avós só vai reforçar a birra porque a criança percebe que conseguiu seu intento: obter o que deseja, chamar a atenção.


Gritar não resolve de jeito nenhum. Gritos só fazem assustar a criança e reforçar o comportamento.Bater não corrige a criança.


Ter um cantinho da disciplina como no programa da Super Nanny é muito bom.


*na foto acima, Giúlia era mais novinha. Enquanto eu trabalhava no micro , ela rabiscou toda a minha parede. Não houve castigos. Apenas pedi que ela limpasse a parede junto comigo.(rs) Olhem a carinha dela!

Nenhum comentário:

Postar um comentário