sábado, 25 de junho de 2011

"Vai dormir por.....!"




Olá, queridas vovós, mamães, vovôs, titios, papais, pães..enfim, gente que tem uma criancinha na sua vida. Principalmente as vovós mães e os vovôs pais...
O título do post "Vai dormir, por...a!" se trata de um livro que está fazendo muito sucesso, uma sátira à dificuldade de colocar crianças para dormir.
Atualmente, não dá mais para usar as técnicas do nosso tempo. Eu estou com 54 anos. Quando eu era criança era só minha mãe olhar pra mim ou meu pai que eu ia correndo pra cama. Computador?!!!!!Video game? Televisão?Imagina...
Eu me lembrava do comercial dos cobertores Parayba:
"Um bom sono para você e um alegre despertar... " Aparecia um bichinho...que eu adorava....Nosso sono era embalado pelas fadas, amedrontado pelo lobo mau, pela cuca.Agora, o sono dos baixinhos é embalado pelo agitado Picapau, pelo Cris, enfim, pela mídia.
Naquela época, eu brincava com bonecas... Mas não era Barbie era a Susi... e ela não tinha namorado.
Quando a minha neta fica em casa- realmente é um custo por o "bichinho" para dormir.Sou notívaga ,adoro mídias. E meia noite posso estar acesa ainda.. mas nem tanto...
Giúlia chega da escola, lancha.... e às vezes, assistindo Picapau... pega no sono no sofá.Aí eu murmuro:
"Giúlia, Giúlia, vamos brincar?"Mas aí ela está morta de cansaço da escolinha e é maldade tirar a criança de um soninho tão gostoso. Mas é maldade deixar a vovó tão morta de cansaço.Passado um tempinho, acordo a baixinha aos poucos e ela fica num mau humor daqueles e pede o pai.. a mãe... Só que a vidinha da Giúlia é diferente. O pai está trabalhando e a mãe mora em outra cidade.
Ela janta, brinca e pede o micro. Ela não pede boneca! Aliás, as bonecas morrem de tédio sentadas no sofá do quartinho dela. Tem boneca que fala, tem Barbies de todos os jeitos: Barbie fada, Moda e Magia, Barbie com namorado, Barbie com asas. As Barbies são moças e tem namorado.Eu brinco de casinha com ela, mas nas suas brincadeiras a "filhinha" vai ao shopping, brinca no pula-pula e come batatas fritas.
Aliás, a hora do jantar é um momento delicado:

"- Vó, não quero jantar. O pai comprou Doritos!"

Mas Doritos é alimento?!!!!!!Essas coisas são isopor pintado de amarelo. Mas eu sou uma avó disciplinadora e essas coisas comíveis de isopor ficam bem longe da minha casa.Procuro utilizar dos meus conhecimentos de psicologia:

- Vamos jantar? Sobremesa é surpresa!- ela olha pra mim com ar desafiador e pede:
- Vó, por favor , deixa eu ver a surpresa!- eu mostro o chocolate. Ela fica pensando um pouco e concorda em comer arroz com frango. Cenoura????? Tomate? Legumes? Suco natural? Nem pensar. Eu fico um século amassando os legumes junto com o arroz. Eles ficam quase microscópicos e ela pega a colher e começa a olhar para o arroz com ar desconfiado:

- Vó, o que é isso? Não gosto de cenoura!

- Giúlia, cenoura faz bem... experimenta. A Barbie adora cenoura ,sabia?

Giúlia olha para mim com estranheza e retruca:

- Vó, boneca NÃO COME!

Lá se foi a técnica da fantasia que servia direitinho pra mim quando eu era criança.E passa a hora do jantar e Giúlia come que nem um passarinho. Forçar a comer não funciona.Na hora de dormir- ela está simplesmente acesa....e com os olhos grudados no joguinho do micro. Seu controle no mouse é espantoso. Ela veste a boneca, põe e tira a roupa , puxa os vídeos infantis do youtube.
E lá vem a vó...com jeitinho para desligar o micro:

- Vó, só mais um pouquinho.
E continua do mesmo jeito. Mas eu desligo assim mesmo. Aí, ela me diz:

- Quando eu crescer vou morar com minha mãe! E o meu pai deixa,viu?

Nesse momento, eu me transformo na vó bruxa, na vó brava. O pai deixa, a mãe deixa... e a vó não deixa...Pego um livro de histórias e falo que vou contar histórias para ela. O segredo é não falar a palavra: "VAMOS DORMIR,ESTAR NA HORA DE DORMIR" O segredo é ser mais sutil do que falar:
"Que sac...vamos dormir...por..."- Mas dá vontade, não?

A Giúlia ensaia uma briga que é ignorada por mim e concorda. Caminha para o quarto, mas sem antes pedir com voz súplice:
"- Posso assistir o C.Q.C do seu quarto? Meu pai deixa, às vezes. E quero que você conte histórias engraçadas. - contar história engraçada é fazer rimas malucas que ela morre de rir.
Mas,às vezes, dá vontade de falar:
"-Vai dormir....p"
E eu conto uma história duas, tres, misturo Lobo Mau com Barbie. Rimo sereia com aveia e ela fica com os olhinhos bem abertos. E depois de um século a baixina dorme. E eu penso:

"Meu sono foi embora! Quem vai contar histórias para eu dormir agora?"

E você? Conte sua técnica para fazer seu baixinho ou baixinha dormir...

Nenhum comentário:

Postar um comentário