sexta-feira, 27 de abril de 2012

Imaginação infantil


 O mundo das crianças é vasto! A imaginação da criança é estimulada através da fantasia e das brincadeiras. Através do lúdico , a criança vai traduzindo e interpretando sua realidade. E aprendendo a conviver com os adultos.

 Minha casa floresceu quando a Giúlia chegou e tive que despertar meu lado criança. Aliás, estava bem adormecido. Fui um bebê muito sério. Minhas fotos eram sérias e, quando criança, fui muito triste. Depois, aos poucos, meu temperamento mudou, isto é, certamente as lembranças inconscientes de outras vidas adormeceram. 

 Observo minhas fotos infantis. Não havia um sorriso ou mesmo esboço dele. Gostava de ficar lendo na biblioteca. E,na escola, não tinha muitos amigos.

 Fui criada com muita disciplina e cobranças por ser a mais velha.

Agora, o mundo infantil mudou completamente.

Não me lembro de me preocupar com vestido, laços e sapatos. Minha mãe sempre escolhia o que  vestir. A vaidade ainda não fazia parte da minha vida infantil. Queria saber de livros, brincar de bonecas.

As crianças atuais brincam de bonecas, mas de maneira diferente. Imaginam a vida real. As bonecas são mulheres, princesas. Tem namorado e vão ao shopping.

As crianças não tem mais medo da Cuca, nem do lobisomem e muito menos do Homem do Saco. Uma vez, voltei ao passado e falei rindo para minha neta:

"- Cuidado na rua, Giúlia! Olha o homem do saco!"- Ela ficou olhando para mim e disse com ar divertido:

"- Isso não existe,vó! Cuca não existe, homem do saco também!"- fiquei sem graça e me arrependi dessa brincadeira totalmente fora da psicologia infantil.

 No entanto, aprendi a desenvolver melhor a criatividade. Giúlia se diverte com monstrinhos alegres, dedinhos que tem nome e por aí vai... Pego as histórias tradicionais e faço uma miscelânia e ela cai na risada. Os  dedos tem nome: Ding e Dong. São dedinhos que fazem cócegas.

 E brincando com a minha neta brinco com a vida,porque temos que viver como as crianças. Quando crescemos nossos olhares perdem o  brilho e a vivacidade. Pensamos no futuro e remoemos o passado. A criança vive no mundo do presente e ela extrai o melhor da vida!

 As crianças atuais gostam de vestido de festa e logo cedo começam a demonstrar o temperamento. Desejam escolher as próprias roupas. Vão para à escola e as meninas se reunem para comparar as sandálias da moda,acessórios, etc.

Mas para a tristeza minha, o lanche mudou completamente. Giúlia não tolera sanduíche natural e não come feijão. Não é culpa minha; educação dos pais. 

Gosta de suco de pozinho e bolachas recheadas. Conhece todos os tipos de salgados "isopor"e faz questão de escolher. Evito comprar essas "coisas" cheias de sal. 

As crianças do sec.XXI assistem Discovery Kids e sabem tudo sobre televisão. Giúlia adora o programa do Ratinho; assiste a Praça é Nossa. Ama a TV Cultura e  que Deus conserve esse canal cheio de gostosuras infantis.

O mundo está mudando e as crianças estão muito mais espertas e , se a gente não for esperta, elas mandam na gente, mas aí não abdico da educação dos meus pais. 

Criança precisa de educação e limites. São espíritos eternos no caminho da evolução!

Achar graça numa arte não elimina o trabalho da correção e da educação. 

Ser avó dá trabalho, mas é um trabalho prazeroso!

Se bem que tenho me sentido mais mãe do que avó!

Giúlia adora carinho , toque e abraço! Percebo o quanto sente falta da mãe, do seu carinho e da sua presença. Reflito o motivo de estar passando porisso. 

E observo o pai sempre atento; ligando do serviço e sua ligação com o pai.
Apesar dos obstáculos, minha netinha cresce alegre e saudável!

 

Nenhum comentário:

Postar um comentário