sexta-feira, 10 de maio de 2013

Crianças escoladas


  Hoje, foi um dia cheio de emoção pra Giúlia. Estava ansiosa desde ontem e comentava sobre a chegada da mãe. Fazia  tempo que ela não a via.

  Quando eu tinha consultório psicológico e atendia crianças observava o seguinte: como as crianças modernas estão mais adaptáveis e escoladas.

  Giúlia pega tudo no ar com sua agilidade mesclada à curiosidade infantil.

  Minha mãe foi criada sem a presença da minha avó e passou um período muito triste em sua vida. Ela sempre me contava sobre os momentos de tristeza e solidão. Ela se sentia muito sozinha e guardava pedacinhos de unha da minha avó porque assim se sentia mais perto dela. Minha avó morava na capital e precisava trabalhar, mas sempre que podia estava com minha mãe. Minha mãe foi criada por minha tia avó.

  Giúlia não mora com sua mãe. No entanto, parece tirar de letra essa situação. É uma menina alegre e cheia de vida!

  Hoje, ela contou que iria para a casa da avó materna e passaria o domingo com sua mãe. Eu vi como seus olhinhos brilharam de pura satisfação. A festinha do dia das mães da escola foi hoje à tarde. Sua mãe não pôde comparecer, porque mora em outra cidade. Eu sempre me emociono em festas infantis. Observo como as mães se aglomeram com suas máquinas fotográficas mescladas de corujice. 

 Quem diria que eu estaria na festa do dia das Mães da minha netinha. O pãe( Júlio- o pai) também foi. Sentamos nas últimas fileiras. Olhei para o palco e a vi. Ela se levantou como se quisesse se certificar que estaríamos presentes.

Quando chegou em casa deu o presente pra mim. Falei sem graça:

" - Leva para sua mãe!"

Giúlia entregou com um sorrisinho:

"- Esse é para você! Fiz um cartão para minha mãe!"- e seus olhos brilharam. E os meus também!

Imagino como ela vai ter um domingo inesquecível. Saudade da mãe dói e se dói no coraçãozinho dela não demonstra.

As crianças estão mais escoladas. Muitas vivem em duas casas. Tem duas mães. Ou então dois pais. Ou mesmo são criadas pelos tios. Ou mesmo moram em abrigos.

Essa diversidade familiar dá a elas uma desenvoltura e maturidade precoce.

A criança e a educação devem ser prioridade de um governo! Criança triste e amarga pode ser o bandido do futuro! Criança que sofre violência doméstica pode ser o depressivo do futuro. No entanto, as crianças escoladas fazem do limão uma limonada e crescem fortes. São como  uma rocha. Ultrapassam os obstáculos e conseguem vencer na vida mesmo sem um lar ou carinho da mãe. É uma vitória merecida! 

A noite chegou; a mochila da Giúlia estava prontinha. Ela foi toda alegre e saltitante encontrar seu domingo que, certamente estará ensolarado e mágico!

Um lindo dia das Mães!

Um lindo domingo para as vovós que são mães dos seus netinhos! 

Um lindo domingo para os pães!

 

Nenhum comentário:

Postar um comentário