sexta-feira, 24 de agosto de 2012

Nova Infância multimídia



   De repente,  minha neta Giulia Mira começou a falar um nome comprido e parecia americano: Backyardigans. Não sabia do que se tratava. A única coisa que eu sabia dessa Nova Infância é das inúmeras Barbies que vem com o namorado junto- o tal do Ken. As Barbies se parecem com as velhas Susis do meu tempo. Ah, como eu gostava de brincar com minhas Susi. Inventava mil histórias ; colocava roupinhas nela.
  
  Agora, é a vez das Barbies, mas, pelo menos, para minha netinha, as Barbies ganham Ibope nos DVDs.As bonecas conseguem um Ibope nos primeiros dias. Depois, hibernam na caixa de brinquedos. Algumas até sem roupas. Giulia não dá a mínima para elas e já conversamos. Vamos selecionar brinquedos para as crianças menos favorecidas; assim, o quarto da Giúlia sempre terá energia nova.

  Agora, é a vez dos Bacyardigans...Ela tem os bonequinhos de pelúcia. Alguns foram caçados na máquina de bonecos do shopping. O pai da Giúlia tem uma habilidade incomum de "caçar" esse bonequinhos. Quando  vai ao shopping  alguns pais o cercam para testar a habilidade dele. Giúlia tem muitos bonecos de pelúcia que fazem parte do aprendizado lúdico infantil. São os primeiros objetos de apego. Recebem nomes. Giulia tem sempre um que é o preferido para dormir com ela à noite ou mesmo levar à escola no dia de brincar.

  Às vezes, eu dou sugestão para os nomes dos bichinhos. Giúlia nem sempre tem interesse em livros infantis com histórias tradicionais. Gosta da história de Rapunzel e me esqueci da inúmeras vezes que eu li a história de Cinderela. E, também da Sereia que se apaixonou pelo príncipe. Eu costumo insistir para ler pra ela, porque ela esta em processo de alfabetização.

   Agora ,criança é multimídia! Ela tem preferencia por desenhos diferentes na televisão. Desenho de crianças com cabeças enormes que são super heróis e por aí vai...E suas amiguinhas também.

  As Barbies princesas moram nos seus sonhos. Agora, a criança escolhe seu vídeo pelo youtube e  sabe jogar vídeo game. Assim, elas tem o raciocínio muito mais rápico. Giúlia é agil e gosta de brincar e pular. Adora os animais.

   A internet tem seus inconvenientes. As crianças podem ficar sedentárias; ou muito tempo deitadas vendo televisão ou sentadas em frente ao micro. Acho que a Giúlia está trilhando o caminho do meio . Gosta de brincar na escola, no parque infantil, correr, mas também gosta de microcomputador.Apesar dos seus problemas ligados à separação dos pais é feliz e saudável.

   Não quero ser pai e nem a mãe dela, porque ela tem pai e mãe. O pai mais presente, mais atento. Quero ser avó! Simplesmente avó, mas , às vezes, me sinto mãe! É uma delícia ter uma criança em casa agora. Quando ela vai para a casa dos avós maternos dá um aperto no peito de saudade! Quando Deus manda uma criança para o lar da gente é um sinal de Esperança e alegria!
   
  A Velha infância celebra a Nova Infância!

Ps: mas a música é gostosinha mesmo, não? Dá vontade de ouvir toda hora.Esses desenhos são mesmo engraçadinhos.
 

Nenhum comentário:

Postar um comentário